Ministério da Economia divulga mudanças no SIAFI para 2021

O Ministério da Economia informa que a partir da segunda-feira, 4/01, todos os usuários que utilizavam o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI Operacional), para a ações como emissão, reforço e anulação de empenho, bem como o cancelamento de restos a pagar não processados e consulta do documento nota de empenho, deverão acessar o módulo “Orçamentário” disponível no SIAFI Web 2021.
Segundo o Ministério, as transações INCNE e CONNE também serão desativadas no SIAFI Operacional – 2021 (tela preta) a partir dessa data. A transação CONNE ficará disponível somente até o SIAFI Operacional – 2020. Essas mudanças são a primeira etapa do projeto de migração do módulo orçamentário para o SIAFI Web a partir do exercício de 2021/2022, que vem sendo conduzido pela Coordenação-Geral de Contabilidade da União, da Secretaria do Tesouro Nacional (CCONT/STN).
O SIAFI Web será destinado também para os empenhos inscritos e reinscritos em restos a pagar até o exercício de 2020. Em virtude do novo módulo orçamentário, as transações PE e CONPE também serão desativadas do SIAFI Operacional.  Para as unidades que geram empenho por meio de sistemas próprios ou sistemas estruturantes, como o SIASG e Plataforma Mais Brasil, continuarão a gerenciar o documento empenho por suas respectivas plataformas, porém a integração entre sistemas passará a ocorrer com o SIAFI Web por meio de webservice.
A CCONT/STN disponibilizou uma página do Projeto Empenho Web no site do Tesouro Nacional contendo apresentações realizadas para as Setoriais de Contabilidade do Governo Federal (ENCONT) e para representantes de sistemas externos, além de documentação relacionada à integração por webservice e impactos no Tesouro Gerencial.
FONTE: Assessoria de comunicação FGM e Ministério da Economia