Ministério da Saúde abre consulta pública para novo teste de tuberculose

O Ministério da Saúde (MS) abre consulta pública sobre um novo teste para detecção de Mycobacterium tuberculosis, grupo de bactérias que causa a tuberculose e podem ser resistentes a medicamentos contra a doença. Qualquer pessoa ou instituição pode contribuir na consulta, com sugestões, relatos de experiências pessoais ou conteúdo científico. Também podem participar pessoas que convivem com a doença, especialistas, pesquisadores e profissionais de saúde. As manifestações podem ser enviadas até 20 de maio.
Para participar, clique aqui.
Para o diagnóstico da tuberculose, atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza teste rápido molecular (TRM-TB), o teste de cultura e a baciloscopia, que detectam a presença da bactéria no escarro do paciente.
A utilização dos testes de sonda em linha, método que investiga tiras de DNA da bactéria, poderia agilizar o início do tratamento em casos de multirresistência a drogas utilizadas contra o agente infeccioso, de acordo com resultados de pesquisas apresentado à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) comprovaram a eficácia da detecção.
Fonte: FGM e Ministério da Saúde