Ministério da Saúde libera repasse de R$ 520 milhões para aquisição de ambulâncias

O Ministério da Saúde liberou, na última sexta-feira (08/09), o valor de R$ 520 milhões para aquisição de 6,5 mil ambulâncias brancas utilizadas no transporte sanitário. Esses veículos serão usados no transporte de pacientes que necessitam de locomoção para os serviços de saúde, além de garantir o transporte de pacientes entre municípios e serviços de referência em outras cidades. Essa ação facilita o acesso a consultas, exames e internação para cirurgias, beneficiando diretamente milhões de pessoas em todo o país.

A portaria regulamenta o investimento para aquisição desses veículos utilizando recursos da pasta. Com isso, facilitará o acesso dos gestores locais à ampliação desses serviços, de forma menos burocrática e mais ágil, já que até então esse tipo de ambulância só poderia ser adquirida por meio de emendas parlamentares. A compra será feita pelo Ministério da Saúde, de forma centralizada, e a pasta vai estabelecer critérios para a distribuição dos veículos entre 5.570 cidades

Sobre esses critérios, os municípios que tiverem até 20 mil habitantes terão direito a uma ambulância; os que tiverem de 21 mil a 50 mil terão direito a duas; os que tiverem de 51 mil a 100 mil terão direito a três, e os municípios que tiverem acima de 100 mil habitantes terão direito a quatro ambulâncias.

Fonte: ABM