Ministério da Saúde promove Mostra e Capacitação para Gestores municipais

  • por

O Ministério da Saúde, em parceria com a OPAS/OMS e Funasa, lança a 1ª Mostra de Experiências em Saúde Ambiental. A Mostra fará parte do 3º Seminário Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental, que será realizado no dia 27 de setembro. As inscrições podem ser realizadas até 31 de julho, por meio de formulário.
O objetivo da mostra é promover iniciativas locais, municipais e regionais de serviços que tenham como foco principal a Saúde Ambiental. O evento promoverá estratégias para estimular debates e compartilhar conhecimentos, de forma dinâmica, das práticas na área da Saúde Ambiental.
Critérios de participação
Podem participar da Mostra, profissionais de saúde e de outras áreas que atuam de forma direta ou indiretamente com o tema nas Superintendências Estaduais da Funasa, Secretarias Municipais ou Estaduais de Saúde, bem como entidades filantrópicas e organizações da sociedade civil.
Avaliação e resultados
Os trabalhos deverão ser inscritos de acordo com as dez linhas temáticas propostas no edital da mostra. Os temas variam entre: água para consumo humano; acesso a serviços de saneamento básico; saúde ambiental e Covid-19; e saúde ambiental infantil. Cada inscrito poderá submeter apenas um trabalho por linha temática, e, para cada trabalho submetido, deverá ser preenchida uma nova ficha de inscrição.
As experiências serão avaliadas e selecionadas pelo Comitê de Avaliação da Mostra e os trabalhos selecionados irão compor uma publicação da OPAS/OMS. As demais experiências serão citadas no formato de anais na mesma publicação.
Os autores dos trabalhos selecionados em 1º lugar apresentarão suas experiências durante a abertura do 3° Seminário Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental. O resultado será divulgado em 6 de setembro nos canais oficiais das instituições organizadoras.

Capacitação para profissionais que atuam na Primeira Infância

O Ministério da Saúde abriu as inscrições para o curso “Primeira Infância e Intersetorialidade” nesta terça-feira (13). A capacitação está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (Avasus).
A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes), ambas do Ministério da Saúde. O objetivo é abordar, em caráter introdutório e sensibilizador, temas referentes à importância da promoção do desenvolvimento integral e integrado na Primeira Infância, em consonância com as políticas nacionais de Saúde, Educação, Cultura e Assistência Social.
Profissionais técnicos e de gestão das áreas de assistência social, saúde, educação e cultura, membros do judiciário, das varas da infância e dos conselhos de direito e tutelar podem se inscrever diretamente na plataforma Avasus.
Com carga horária de 60 horas, o curso auto instrucional foi dividido em quatro unidades:

  • Primeira infância, desenvolvimento infantil e normativos legais;
  • O papel da intersetorialidade na articulação dos serviços e a importância do protagonismo da família no desenvolvimento infantil;
  • Ambiente facilitador, a caderneta e os cuidados essenciais para a promoção e atenção integral na infância;
  • O brincar como atividade essencial da criança e a prevenção da violência.

A capacitação conta com o apoio do Instituto Alana e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio de cooperação técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Instituto Alana é uma organização sem fins lucrativos que promove o direito e o desenvolvimento integral da criança e fomenta novas formas de bem viver.
FGM  e Ministério da Saúde