Ministério da Saúde publica atualizações sobre a vacinação no Brasil

O Ministério da Saúde publica atualizações sobre duas maiores campanhas de vacinação em andamento no país. A primeira refere-se a novas remessas de distribuição de dose de reforço para idosos acima de 60 anos, referente aos imunizantes contra o Coronavírus. Já a segunda contém orientações sobre a vacinação contra a gripe e da Covid-19, que agora poderão ser aplicadas no mesmo dia.

A pasta anunciou uma nova remessa de distribuição de vacinas contra Covid-19, para reforçar a imunização de pessoas com mais de 60 anos. Serão destinados 785 mil imunizantes somente para esse grupo nos próximos dias. Outras 3,1 milhões serão enviadas para o reforço da vacinação dos profissionais da saúde que trabalham na linha de frente do combate à pandemia. O Ministério da Saúde ainda vai distribuir 2,4 milhões de doses da Astrazeneca para a segunda dose de população, por faixa etária.

Ao todo, nesta distribuição, o Ministério manda 6,4 milhões vacinas para todos os estados e Distrito Federal. Nessa pauta, são distribuídas 2,4 milhões de Astrazeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e 3,9 milhões de Pfizer/ Biontech. Os detalhes e o quantitativo por unidade Federativa estão no 55º Informe Técnico. disponível aqui.

Novas orientações 

As duas maiores campanhas de vacinação em andamento no país poderão ser realizadas de forma simultânea. Em uma nova recomendação, o Ministério da Saúde, autoriza que as vacinas da Covid-19 e da gripe podem ser aplicadas no mesmo dia. Antes, a orientação do Ministério da Saúde era que houvesse um intervalo mínimo de 14 dias entre as imunizações. A recomendação está publicada em nota técnica, disponível aqui.

Após orientação da Pasta, os brasileiros que forem até os postos de vacinação para tomar a primeira, segunda ou dose de reforço contra a Covid-19 poderão também receber as demais vacinas do calendário vacinal, o que inclui a vacina da gripe. Com mais de 62,9 milhões de doses aplicadas, a cobertura vacinal da Campanha de Vacinação contra a Influenza está em 67,9%, em relação aos grupos prioritários.

FGM e Ministério da Saúde