Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS



Ministério já repassou R$ 40 milhões para a gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único

Publicado em 19/mar/2018


O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) já repassou, em 2018, R$ 40 milhões para Estados e municípios com o objetivo de apoiar a gestão do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e do Bolsa Família. Os recursos estão sendo destinados de acordo com a nova portaria do ministério, que prevê o repasse de acordo com a aplicação realizada anteriormente.

Se o município tem em conta um valor seis vezes superior ao que seria repassado no mês, aplica-se um percentual de acordo com os recursos que ainda se encontram sem utilização. No total, 1.150 municípios tiveram a redução no valor recebido porque ainda apresentavam saldo em caixa referente ao Índice de Gestão Descentralizada (IGD).

Entenda como está funcionando o repasse:

 

Segundo o diretor de Operação do MDS, Celso Corrêa, a medida é uma forma de melhorar a gestão do Cadastro Único e do Bolsa Família nos municípios. “Isso garante os repasses para os municípios que têm maior aplicação e melhor desempenho, não deixando recair sobre eles qualquer restrição orçamentária. Por outro lado, queremos incentivar aqueles, que têm um volume de recursos sem aplicar, a se dedicarem mais para uma aplicação de qualidade e com quantidade maior de recursos na gestão desses programas”, explicou.

Com os recursos, os gestores podem fazer aquisições e investimentos para aprimorar o atendimento aos beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único. É permitido, por exemplo, comprar mobiliário, veículos e computadores e até mesmo promover cursos de capacitação voltados para o público dos programas sociais.

Corrêa sugere que os municípios afetados pela nova portaria façam um planejamento para voltar a receber os recursos nos níveis que recebiam antes. “Eles devem se atentar para o seu saldo em conta e fazer um planejamento junto com o Conselho Municipal de Assistência Social para aplicação desses recursos da melhor forma, com o objetivo de elevar o seu desempenho na gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único”.

 

Fonte: MDS

 


Compartilhar




 






















Parceiros




Filie-se


    Contatos


    E-MAIL: fgm@fgm-go.org.br
    TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
    Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

    Fale Conosco


    Copyright © 2017-2019 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios