Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS



Ministro lança programa voltado a gestores

Publicado em 23/jan/2017


O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e vinculadas vão apoiar os municípios brasileiros para que tenham condições técnicas e financeiras de acessar recursos e planejar políticas públicas para o desenvolvimento sustentável no âmbito local.

O anúncio foi feito pelo ministro Sarney Filho, durante o lançamento do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Municipais (PNC), na sexta-feira (09/12), em Imperatriz (MA), a 630 Km da capital São Luís.

“É no município que a conservação da natureza se pratica efetivamente e, sem benefício social, o ambiental acaba por não acontecer. Estabelecer uma situação de benefício mútuo entre meio ambiente e comunidades é condição indispensável para que o nosso trabalho seja bem-sucedido”, afirmou.

Sarney Filho disse que sempre foi municipalista e que sua gestão à frente do Ministério dá importância à sintonia com as prefeituras. “Temos constatado que as cidades brasileiras encontram dificuldades no acesso a recursos de toda ordem. Por vezes, há dinheiro alocado, mas não chega ao destino, não é executado. Também falta apoio técnico para viabilizar alternativas sustentáveis”, reiterou.

POLÍTICAS PÚBLICAS

O lançamento do Programa Nacional de Capacitação contou com palestras de apresentação de políticas públicas coordenadas pelo Ministério do Meio Ambiente com potencial de execução na esfera municipal, a exemplo da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e de ações de educação ambiental, abordadas pelo secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Edson Duarte.

A diretora de Resíduos Sólidos do Ministério, Zilda Veloso, falou sobre os desafios da área na gestão municipal. “O que pretendemos trazer hoje foi a importância de se implantar a política de resíduos sólidos, que está inserida na política ambiental”, afirmou Zilda.

“O MMA vê como importante que os municípios tenham o Plano de Gestão Integrada de Resíduos, que deve ser construído prioritariamente de maneira consorciada. É o passo inicial para o acesso a recursos federais voltados à gestão adequada nesse setor”, explicou a diretora.

PROGRAMA 

O Programa Nacional de Capacitação de Gestores Municipais foi criado para atender aos anseios dos estados e municípios como uma estratégia de fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e de qualificação da gestão ambiental municipal.

O objetivo é capacitar gestores, servidores, técnicos ambientais e outros atores sociais para colaborar com a estruturação de políticas públicas e alcançar a gestão ambiental compartilhada, envolvendo a responsabilização e o empoderamento dos entes, nas três esferas do governo.

O Programa será executado por meio de formação semipresencial voltada aos gestores públicos, a distribuição de material didático-pedagógico sobre temas variados e a realização de oficinas e trabalhos em grupos.

“Esses subsídios mostram o caminho, facilitando aos municípios o cumprimento de seus deveres e o acesso aos seus direitos”, concluiu o ministro Sarney Filho.

 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente


Compartilhar




 






















Parceiros




Filie-se


    Contatos


    E-MAIL: fgm@fgm-go.org.br
    TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
    Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

    Fale Conosco


    Copyright © 2017-2019 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios