Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS



MPT e FGM reúnem-se para traçar ações em prol da saúde mental dos profissionais de saúde

Publicado em 10/mar/2021


O Presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Cunha reuniu-se com o Ministério Público do Trabalho (MPT), representado pela Procuradora, Drª. Janilda Guimarães de Lima, para o alinhamento de políticas para acompanhar a saúde mental dos trabalhadores da área da saúde, que estão em combate frequente da Pandemia de COVID-19.

A intensão do MPT é obter apoio junto aos Prefeitos e Prefeitas para chegar as unidades de saúde dos municípios. A intenção é que os Gestores possam atentar-se a necessidade de trabalhar a saúde mental dos trabalhadores, que estão em constante provação. “Muitos profissionais estão tendo que decidir quem vive, ou morre, devido a grande demanda de internações. Essa carga de responsabilidade acaba gerando sequelas”, declara Drª. Janilda Guimarães.

O Presidente da FGM, Cunha destacou a importância do tema para a entidade municipalista. “Vamos somar forças para enfrentar este mal. Entendemos que com profissionais de saúde fortalecidos, cuidados de toda a população. A exposição que estes profissionais vem passando, merece atenção e respeito”.

Ações para os profissionais 

O MPT pretende ministrar um curso de capacitação, onde todos os profissionais podem participar. O objeto é ensinar aos gestores, como eles podem melhorar o ambiente de trabalho. Na mesma ação, a pretensão do Ministério Público é realizar uma pesquisa para estabelecer um diagnóstico sobre a saúde mental dos trabalhadores no Brasil.

Outra ação proposta, é a realização de um curso de especialização em gestão humanizada, para capacitação feito em módulos. O Ministério Pública vai custear o valor desse curso para os profissionais que têm o interesse em participar. A meta é que cada município tenha a participação de ao menos uma unidade de saúde.

Unidade piloto 

Como forma de demonstração da importância da ação, o MPT pretende instalar uma unidade modelo, em um município, para investigação profunda. O objetivo é estimular a estratégia para aquisição de recursos, dar condições para que os líderes façam liderança positiva, entre outras estratégias.

Fonte: FGM 

 


Compartilhar




 






















Parceiros




Filie-se


    Contatos


    E-MAIL: fgm@fgm-go.org.br
    TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
    Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

    Fale Conosco


    Copyright © 2017-2019 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios