MS alerta: Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite segue até 30/10
A Federação Goiana de Municípios alerta a todas as municipalidades que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite segue até 30 de outubro no Brasil. Esse aviso se faz necessário pois, de acordo com o Ministério da Saúde, apenas 35% do público-alvo foi vacinado. Nos Municípios, a meta é alcançar 95% das crianças na faixa estipulada para imunização contra a paralisia infantil, que vai de 1 ano a menores de 5 anos.
Com o tema “Movimento Vacina Brasil. É mais proteção para todos”, as ações contra a poliomielite ocorrem simultaneamente à campanha de multivacinação, que oferta todas as vacinas do calendário nacional de vacinação e visa atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes com menos de 15 anos. No país, o público-alvo é estimado em 11,2 milhões de crianças, sendo que ainda falta imunizar 7,3 milhões delas.
Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacinação. A vacina oral de poliomielite (VOP) protege contra dois sorotipos do poliovírus (1 e 3) e a vacina inativada (VIP), contra os três sorotipos (1, 2 e 3). Segundo o ministério, a vacina é extremamente segura e possui eficácia entre 90% e 95% para a VOP. Para crianças com infecções agudas, febre acima de 38ºC ou hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que busquem um serviço de saúde para avaliação.
FONTE: FGM com informações da CNM e Ministério da Saúde
Compartilhar
Relacionadas
17 jan 2025
Governo Federal publica decreto que institui programa mais professores
16 jan 2025
Gestores municipais devem cadastrar dados no novo Sistema Habilita do FNDE
13 jan 2025
Segundo repasse do ICMS de janeiro será pago amanhã 14/01
9 jan 2025