MS disponibiliza novo módulo no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações

O Ministério da Saúde publicou, na última quinta-feira (01/06), nota que informa disponibilização de um módulo no Novo SIPNI destinado ao registro de vacinação de “rotina”. Com a entrada deste novo módulo, a inserção de dados no SIPNI (web e desktop) foi encerrada em 31 de maio de 2023, sendo necessária a adequação dos estabelecimentos que fazem uso destas versões.

A nova ferramenta é destinada às salas de vacinação que não são vinculadas aos serviços de Atenção Primária à Saúde e não possuem adesão às aplicações da Estratégia e-SUS APS, como

  • Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE);
  • Hospitais;
  • Maternidades;
  • Policlínicas;
  • Salas de vacina dos serviços de saúde indígena; e
  • Estabelecimentos privados com serviços de vacinação.

Entenda

Com a Estratégia de Saúde Digital (e-SAÚDE) adotada pelo Ministério da Saúde e a proposta de Registro Nominal de Vacinação Eletrônico (RNVe) da Organização Mundial de Saúde, foi necessário fazer uma reformulação geral do SIPNI. Esse fato se deu pela necessidade de subsídios aos gestores no acompanhamento das informações sobre vacinação de forma detalhada, diante da queda nas coberturas vacinais.

Os registros das doses aplicadas em campanhas de vacinação com dados identificados permanecerão no novo SIPNI, e-SUS APS e sistemas próprios integrados com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), como já são realizados atualmente para a Campanha Nacional contra a Covid-19.

Já para campanhas com dados consolidados, como campanhas contra a influenza, poliomielite e sarampo, permanecerão sendo realizados somente no novo SIPNI, todos por meio do perfil ‘Operador Estabelecimento de Saúde Campanha’.

Clique aqui para mais informações.

 

COMUNICAÇÃO FGM (Fonte: Ministério da Saúde)