MTur oferece cursos de capacitação na área de biossegurança e promove o Portal de Investimentos para a pasta

O Ministério do Turismo (MTur) promove uma capacitação para profissionais do setor, onde disponibiliza três cursos online e gratuitos na área de biossegurança para garantir, assim, segurança a trabalhadores e turistas na retomada das atividades. A Federação Goiana de Municípios destaca a importância do fomento da pasta, pois os municípios podem contar com o Portal de Investimentos, também desenvolvido pelo MTur, tem como objetivo facilitar a aproximação entre investidores, empreendedores e o poder público, intensificando a atração e a captação de recursos para o turismo.
Qualificação MTur
A qualificação “Higienização e Segurança em Meios de Hospedagem”, dentre os assuntos abordados está o selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, que estabelece protocolos de segurança para 15 segmentos turísticos.
Já a capacitação “Boas práticas de manipulação de alimentos no setor de serviços durante a pandemia de Covid-19″ aborda a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas e máscaras; a manipulação de alimentos; a correta disposição do ambiente, mesas e posicionamento das pessoas para garantir a segurança de todos; além da legislação vigente para serviços de alimentação.
Também na área de biossegurança, o curso complementar de “Higiene e Controle de Qualidade de Alimentos” aborda a temática que envolve a produção de alimento seguro para quem o consome, como os princípios e requisitos de boas práticas de fabricação; a implantação do sistema de análise de perigo e pontos críticos de controle nas linhas de processamento; e a regulação e padronização da qualidade dos alimentos.
Os cursos têm inscrições abertas até o dia 30 de junho e devem ser finalizados até o dia 31 de julho de 2021, prazo final também para emissão de certificado. Para ter direito ao documento, é necessário que o aluno atinja média final mínima de 60%. (Inscreva-se AQUI)
Portal de Investimentos
Os Municípios que reconhecem a importância da atividade turística para seu crescimento e desenvolvimento podem contar com o Portal de Investimentos. No site do Ministério é disponibilizado um guia de utilização onde detalha os procedimentos necessários para o cadastramento de novos usuários e a inserção e atualização de projetos turísticos através do site: https://investimento.turismo.gov.br/.
Os dados macroeconômicos relevantes, informações sobre a economia do turismo e o potencial de cada Estado, além das oportunidades de investimento, serão divulgadas no portal, fomentando a geração de emprego e renda nos Municípios através do desenvolvimento do setor turístico.
Fonte: FGM com dados do MTur.