Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS



MTur trabalha em programa nacional para desenvolvimento do Turismo através da gastronomia

Publicado em 01/out/2020


A Federação Goiana de Muniocipios (FGM) informa aos gestores municipais que o Ministério do Turismo anunciou que vem trabalhando na criação de um programa nacional para a valorização e o desenvolvimento do turismo através da gastronomia. A declaração foi feita nesta quarta-feira (30.09), durante mesa-redonda virtual promovida pela ABAV Collab sobre o tema. Ainda durante o encontro, especialistas da área conversaram sobre estratégias para impulsionar o segmento e o desenvolvimento sustentável do setor.

O debate foi mediado pela diretora de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo do Ministério do Turismo, Nicole Facuri, e foram convidados para compor a mesa a doutora em desenvolvimento sustentável, mestre em Turismo e professora de gastronomia, Ana Paula Jacques, e o mestre em preservação do patrimônio cultural, diretor do Departamento do Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Hermano Fabrício.

E impotente lembra que além da promoção e qualificação, é necessária uma série de estratégias estruturantes para impulsionar este segmento que se relaciona com outras áreas do turismo. O turismo gastronômico tem relação direta com o turismo de base comunitária e pode ser um vetor de fomento e fortalecimento desse turismo, principalmente pensando em desenvolvimento local e regional. A matéria prima da cultura e da gastronomia podem trazer uma infinidade de produtos de experiência e fomentar o turismo criativo, um segmento muito promissor no Brasil, um terreno fértil e ainda pouco explorado.

Neste ano é celebrado os 20 anos da política do patrimônio imaterial, e um grande apelo da construção dessa política veio da gastronomia. Os alimentos evocam, simbolizam e representam. Quando se come um acarajé ou um queijo produzido em Minas Gerais, você está consumindo história e cultura. A busca pelo reconhecimento dessas práticas culturais é uma estratégia que as comunidades têm para o fortalecimento da sua identidade e da sua memória.

Fonte: FGM coim dados do MT.


Compartilhar




 






















Parceiros




Filie-se


    Contatos


    E-MAIL: fgm@fgm-go.org.br
    TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
    Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

    Fale Conosco


    Copyright © 2017-2019 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios