Município goiano poderá sediar usina de energia solar

O governador Marconi Perillo se reuniu nesta terça-feira (06) com o vice-presidente do Grupo de Energia Solar da Kyocera International, Hitoshi Atari, com a diretoria da Celg GT e com o secretário da Secima, Vilmar Rocha, para tratar da construção de uma usina solar em Goiás. A ideia é que a indústria seja instalada no município de Morrinhos.
“Estabelecemos parcerias no sentido de viabilizar a construção dessas usinas no território goiano. Já está em fase adiantada a implementação da primeira delas que, provavelmente, será no município de Morrinhos”, afirmou o vice-presidente da Celg GT, Bráulio Afonso Morais.
O secretário Vilmar Rocha destacou que a energia solar é prioridade do governo estadual, que trabalha fortemente para inseri-la na matriz energética de Goiás, com incentivos fiscais às indústrias. “Goiás, ao lado de São Paulo e Pernambuco, foi um dos primeiros estados a isentar de ICMS a produção e o consumo de energia de origem solar para micro e mini produtores e consumidores. A mini produção é para hospitais, shoppings, empresas, e a micro é basicamente para residências. O decreto regulamentando a isenção já está em vigor e isso tem atraído investidores para o Estado, como é o caso da Kyocera. Essa redução da carga tributária deve acelerar o processo de barateamento e popularização da energia solar. É o modelo do futuro”, declarou.
Fonte: Secima