Municípios devem cadastrar informações na Plataforma de Monitoramento da Implementação da BNCC até 31 de março


A Federação Goiana de Municípios (FGM) alerta para o prazo de inserção das informações na plataforma de monitoramento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O cadastro das informações deve ser realizado até o dia 31 de março de 2022, pelos Gestores Municipais de Educação. De acordo com informações do MEC, até a última atualização, apenas 60 municípios brasileiros haviam realizado o cadastro das informações.

A Plataforma de Monitoramento vai funcionar como ferramenta de consulta e, segundo o MEC, servirá como base de dados oficial da pasta para o levantamento de informações referentes a uma das complementações do Fundeb. Na plataforma estão disponíveis duas novas funcionalidades: o Cadastro dos currículos estaduais e municipais (re)elaborados alinhados à BNCC e o Cadastro das boas práticas utilizadas na implementação e os questionários.

O MEC alerta para o fato de que a Plataforma funcionará como ferramenta de consulta e repositório desses documentos, que servirá como base de dados oficial, para o levantamento de informações referentes ao Fundeb, dentre outros, o que trata da melhoria da aprendizagem, o Valor Aluno/Ano por Resultado (VAAR).

Sobre o cadastro de informações

O primeiro passo é o preenchimento do Formulário de Cadastro, disponível na página https://plataformabncc.caeddigital.net/#!/cadastro-inscricao, selecionando a indicação no Cadastro do perfil, como Coordenador Estadual ou Coordenador Municipal, com opção de indicação adicional de Coordenador Auxiliar.

Após o cadastro, o segundo passo é a realização da inclusão dos documentos clicando nos cards Currículos e documentos (Rede municipal) ou Currículos e documentos (Rede estadual). Para o cadastro do currículo, é preciso preencher a ficha Upload de currículo, disponível na própria Plataforma, para anexar o documento.

O terceiro, e último, passo é o Cadastro das Boas práticas e seus Questionários (Rede estadual ou Rede municipal). Há um tutorial de 4 passos na Plataforma, orientando a sua inclusão: 1º Passo – Dimensão; 2º Passo – Caracterização; 3º Passo – Nível de Gestão; e 4º Passo – Importância.

Dúvidas ou informações sobre o acesso à plataforma e cadastro de usuário ou documentos, podem ser comunicadas por meio do endereço eletrônico suporte.bncc@caed.ufjf.br ou pelo chat disponível no link https://plataformabncc.caeddigital.net/#!/contato

FGM e Undime