Municípios e estados se organizam para Conae 2024
Os estados e municípios brasileiros estão se organizando para realizar as Conferências Municipais e Estaduais e do Distrito Federal, que antecedem a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024. A etapa municipal está prevista para ocorrer até dia 29 de outubro (2023); a estadual, até 19 de novembro (2023); e a nacional, de 28 a 30 de janeiro (2024), em Brasília (DF).
O tema da Conae 2024 será “Plano Nacional de Educação (2024-2034): política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. Essa temática se desdobra em sete eixos, que analisam e apresentam proposições estratégicas para os vários níveis e modalidades de ensino, por meio do Documento Referência — produzido e divulgado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE). O debate nas etapas que precedem a Conae 2024, a partir de propostas de emendas a esse documento, servirá para elaborar o novo Plano.
Busca-se uma ampla participação social e democrática, mobilizando estudantes, gestores de educação, pais, familiares, comunidade escolar, professores, integrantes de Conselho Escolar, Conselho de Educação, Conselho de Alimentação e Transporte, movimentos sociais e sindicatos. O objetivo é avaliar o atual Plano Nacional de Educação (PNE) e propor melhorias na sua elaboração. O novo Plano terá validade no próximo decênio.
Orientações – O FNE já divulgou o Regimento Geral e o documento Orientações para a Organização das Etapas Preparatórias da Conae 2024. Os Fóruns Estaduais, Distrital e Municipais de Educação irão coordenar as Conferências Estaduais, Distrital, Municipais ou Intermunicipais. O Documento Referência para o debate será divulgado até o dia 15 de outubro.
Conae 2024 – A Conferência Nacional de Educação, convocada pelo Decreto-Lei 11.697/23, será realizada de 28 a 30 de janeiro de 2024, em Brasília (DF), promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e organizada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE). A Conae 2024 pretenderá
Com a participação efetiva dos segmentos educacionais e setores da sociedade, a expectativa é que a Conferência resulte em proposições de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da educação no País. Isso será articulado com os planos decenais de educação nos estados, no Distrito Federal e nos municípios, fortalecendo a gestão democrática, a colaboração e a cooperação federativa. Sua finalidade, assim, é o enfrentamento das desigualdades e a garantia de direitos educacionais.
COMUNICAÇÃO FGM (Fonte: Ministério da Educação)
Compartilhar
Relacionadas
17 jan 2025
Governo Federal publica decreto que institui programa mais professores
16 jan 2025
Gestores municipais devem cadastrar dados no novo Sistema Habilita do FNDE
13 jan 2025
Segundo repasse do ICMS de janeiro será pago amanhã 14/01
9 jan 2025