Municípios Goianos podem aderir ao programa de Escolas cívico-militares lançando pelo MEC

Prefeituras terão de 4 a 11 de outubro para solicitar a participação dos municípios na adesão do programa de escolas cívico-militares, lançado pelo ministério da educação. A seleção dos municípios levará em conta a possibilidade de mobilização, em primeiro lugar, de profissionais da reserva das Forças Armadas. Caso não haja efetivo de Exército, Força Aérea e Marinha no município, a opção são membros das corporações estaduais, ou seja, policiais e bombeiros militares.
A iniciativa é destinada a escolas públicas. Terão preferência:

  • as regulares que ofertem os anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, preferencialmente com efetivo de 500 a 1.000 alunos;
  • as com estudantes em situação de vulnerabilidade social e Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) abaixo da média do estado;

O modelo de excelência vai abranger as áreas:

  • didático-pedagógica: com atividades de supervisão escolar e psicopedagogia para melhorar o processo de ensino-aprendizagem preservando as atribuições exclusivas dos docentes;
  • educacional: pretende fortalecer os valores humanos, éticos e morais bem como incentivar a formação integral como cidadão e promover a sensação de pertencimento no ambiente escolar;
  • administrativa: para aprimorar a infraestrutura e a organização da escola e, consequentemente, a utilização de recursos disponíveis na unidade escolar.

Para fazer a adesão, o município deverá enviar um ofício simples assinado pelo Prefeito(a) com a instituição de ensino do interesse por meio do email: [email protected]. Caso o município seja selecionado a equipe do ministério da educação entrará em contato com os municípios para envio de toda a documentação.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (61) 2022-2737
Fonte: Assessoria de Comunicação da FGM com dados do Ministério da Educação.