Nova Diretoria da Federação Goiana de Municípios toma posse

Foi realizada, na tarde desta terça-feira (23/05), a posse da nova diretoria da Federação Goiana de Municípios (FGM). O evento, que ocorreu na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) empossou a chapa Municipalismo Forte, presidida pelo prefeito de Campos Verdes e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios, Haroldo Naves. A solenidade contou com a presença de mais de 150 gestores de todo o estado, das esferas municipais e estaduais, além do vice-governador Daniel Vilela. 

Presidente do TCMGO, Joaquim de Castro; Presidente da AGM, Carlão da Fox; Vice-Governador de Goiás, Daniel Vilela; Presidente da FGM e Prefeito de Campos Verdes , Haroldo Naves; Vice-Presidente da FGM e prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar e Deputado Estadual Amilton Filho durante a posse da nova diretoria da FGM

Em seu discurso de recondução da presidência da entidade, Haroldo frisou a importância das parcerias da entidade juntamente a outros entes federados, para que os interesses municipalistas possam ser defendidos e cumpridos com êxito. Em especial, as parcerias com a AGM, a Confederação Nacional de Municípios – que na ocasião foi representada por Thiago de Jesus Carvalho, analista institucional da entidade – e o governo do Estado de Goiás. “Éramos considerados de segunda linha, não tínhamos o devido respeito, mas hoje tanto a FGM, quanto a AGM, são respeitadas e são modelos de entidades municipalistas no Brasil”, afirmou. 

O aumento gradual de 1% do FPM de setembro, a proibição de encargos sem receitas, a participação na luta pelo investimento em transporte públicos e o esforço pela garantia do piso salarial da categoria de enfermagem e docência foram algumas das ações citadas. O aumento de representantes em conselhos, como o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e Conselho Deliberativo dos Índices de Participação dos Municípios (Coínde), a realização do Compliance Público Municipal, assim como o crescimento de municípios filiados à entidade, que agora consta com grande maioria das prefeituras goianas, foram algumas conquistas destacadas.

Haroldo Naves discursa na recondução à presidência da FGM

Naves falou, ainda, de projetos futuros, como o Valorize seu Município, que será lançado em breve e o Goiás – Cidades Eficientes que foi lançado durante a solenidade de empossamento da diretoria. De acordo com o presidente, hoje a FGM se consagra como uma entidade técnica, que tem interesse na capacitação com excelência dos gestores. Na oportunidade, Haroldo agradeceu a todos pela confiança em todos esses anos de gestão e participação ativa nas lutas lideradas pela FGM. “A Federação somos todos nós, juntos somos mais fortes!”, completou. 

O vice-governador, Daniel Vilela, relembrou de sua história junto a Haroldo e afirmou que sua forma de conduzir a Federação sempre foi voltada à diplomacia, sendo pacífica e harmônica. O vice-governador reafirmou seu compromisso com as causas municipalistas, no sentido de buscar executar os projetos sociais, de infraestrutura e habitacionais que já vêm sendo aplicados nos municípios. “Haroldo e Carlão têm sido lideranças muito responsáveis e têm utilizado de suas posições de liderança para promover importantes debates, sempre discutindo com o Governo Federal de forma responsável as principais causas que atingem os municípios”, discursou. 

Daniel Vilela fala na posse da nova diretoria da FGM

Frente Parlamentar Municipalista

A cerimônia também marcou a instalação da Frente Parlamentar Municipalista, proposta pelo deputado estadual e primeiro presidente da Frente, Lineu Olímpio. A instalação vem como uma importante vitória do movimento municipalista. De acordo com o deputado, a frente servirá como um palco para auxílio das discussões e decisões que afetam os municípios, um espaço para que os gestores busquem mais recursos e benefícios de forma aberta e democrática. 

Goiás – Cidades Eficientes

O evento também contou com o lançamento do projeto Goiás – Cidades eficientes, realizado por meio de uma parceria entre a Federação Goiana de Municípios, o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) e o governo do Estado de Goiás. O projeto tem o objetivo de tornar os municípios goianos mais eficientes, por meio de projetos voltados para infraestrutura e sustentabilidade. 

Leonardo Santos, diretor do IPGC, afirmou que esta será uma agenda de suma importância para Goiás. Com o objetivo de viabilizar Parcerias Público-Privadas (PPPs), o Goiás Cidades Eficientes deve gerar emprego, sustentabilidade e economia de forma estratégica para as prefeituras goianas nos próximos anos.

 

Para ter acesso às fotos do evento, clique aqui

 

COMUNICAÇÃO FGM