Novas obras literárias podem ser escolhidas por escolas públicas

A Federação Goiana Municípios (FGM) informa aos gestores que  Professores, diretores e coordenadores pedagógicos das redes públicas de ensino já podem conferir as obras literárias disponíveis para escolha no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). O Guia do PNLD Literário 2020, que contém um resumo dos livros aprovados para alunos dos anos finais do ensino fundamental, foi publicado nesta sexta-feira, dia 11, pelo portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
E importante que as unidades de ensino solicite dois livros por estudante dos anos finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano), além de acervos para reforçar as bibliotecas escolares com obras para a mesma etapa de ensino. A quantidade de acervos que cada escola terá direito será definida automaticamente pelo sistema de escolha, de acordo com o número de estudantes de cada unidade.
De acordo com o FNDE são 14 tipos de acervos disponíveis para a categoria 1, que engloba os alunos do 6° e 7° ano do ensino fundamental, e outros 14 para a categoria 2: 8° e 9° ano. Cada acervos tem entre 23 e 25 obras de gêneros literários diversos, como romances, biografias, contos, crônicas, clássicos, entre outros.
Obs: Caso a escola ainda não tenha acesso ao sistema PDDE Interativo/Simec, deve entrar em contato com a respectiva Secretaria de Educação e solicitar liberação. O acesso ao sistema é feito com o CPF do diretor de cada unidade de ensino e uso de senha pessoal.
Fonte: FGM com dados FNDE.