Novembro Azul: Faça parte dessa campanha

A Federação Goiana de Municípios (FGM), neste mês de novembro aderiu e apoia a campanha do movimento “Novembro Azul”. Durante todo o mês, a Federação irá lembrar e intensificar para que os municípios goianos realizem ações e atividades em prol do diagnóstico e tratamento do sexto tipo de câncer mais comum no mundo. A campanha tem o intuito de chamar a atenção do público masculino sobre a importância de cuidar da saúde de forma integral.
A campanha de conscientização é efetuada no mês de novembro cujo objetivo é esclarecer a população, especialmente os homens, sobre as doenças masculinas, enfatizando a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, a estimativa é que em 2017, tenhamos cerca de 61.200 casos de câncer de próstata diagnosticados no País. O câncer de próstata é a segunda principal causa de óbitos e a mais comum entre os homens em todo o mundo, depois do câncer de pulmão.
Não existe uma forma de se tornar imune à doença. Por isso os exames de sangue e toque periódicos são tão importantes, eles possibilitam o diagnóstico precoce e o tratamento efetivo – além de menos invasivo – aumentando as chances de cura. A doença atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade e por isso homens nessa faixa etária devem realizar os exames anualmente. Além disso, homens com história de câncer na família correm mais risco, exigindo o início dos exames anuais aos 45 anos de idade.
Fonte: FGM