Novembro tem o primeiro FPM creditado hoje
O primeiro repasse do FPM, em novembro, já está disponível para os municípios goianos. O valor é 14,54% maior que o realizado no mesmo período em 2017, ligeiramente maior do que a previsão da própria Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Essa previsão será atualizada nos próximos dias, mas o viés de crescimento deverá ser mantido.
Para Goiás, o total distribuído é R$ 172.203.917,79, conforme cálculo da própria FGM, já descontados o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Abaixo é apresentada a comparação com os valores nacionais distribuídos em 2018 e 2017, já considerada a reposição das perdas inflacionárias pelo IPCA.
Tabela 1 – Comparativo de valores do primeiro decêndio – 2017 x 2018
A comparação com o primeiro decêndio do mês anterior também aparece favorável, com um ganho de 45,94%. Esse ganho deverá ser mantido, em porcentual mais modesto, nos outros dois repasses de novembro.
Tabela 2 – Comparativo de repasse no primeiro decêndio – outubro x novembro
Os valores para os municípios goianos, distribuídos de acordo com o respectivo fator de FPM, foram calculados pela equipe técnica da FGM e são demonstrados abaixo, junto com o comparativo dos valores repassados no mesmo período de 2017, atualizados pelo IPCA.
Tabela 3 – Valores do FPM – 1º Decêndio de Novembro
Acesse aqui o seu valor do seu município.
Fonte: FGM com dados do Tesouro Nacional
Compartilhar
Relacionadas
6 set 2024
Presidente do TCM Joaquim de Castro ministrará palestra sobre Desafios e Providências para o início da Gestão no Encontro Anual de Gestores 2024
5 set 2024
FNDE promove webinar para orientar gestores educacionais envolvidos com o PDDE Educação Especial
5 set 2024
Última chamada: municípios têm até sexta-feira (6) para se inscrever no Qualifar-SUS
4 set 2024