Ônibus Escolares são entregues aos Municípios Goianos
A FGM acompanhou a entrega de 73 ônibus do transporte escolar a 60 municípios Goianos. Eles fazem parte do lote de 99 veículos que chegaram a ser anunciados pelo governo anterior, mas não ouve a entrega. A Solenidade teve inicio pela manhã na cidade de Ouro Verde, a tarde em Aparecida de Goiânia e a noite foi em Goiânia.
Na oportunidade Fátima Gaviolli também deu início ao ano letivo de 2018, que contará com cerca de 475 mil alunos de Goiás. A Secretária ressaltou a importância da entrega dos ônibus aos Municípios Goianos: “Hoje sabemos da dificuldade das prefeituras em transportar esses alunos. Com esses novos ônibus, todos com acessibilidade a portadores de deficiência, temos a certeza que auxiliará todos os municípios beneficiados.
A Federação Goiana de Municípios sempre esteve em busca de soluções para o pagamento das 5 parcelas em atrasos do transporte escolar. Diante disso Gaviolli afirmou que essa semana a 1° parcela deve estar na conta das prefeituras e que o compromisso junto a Secretária da Fazenda é quanto antes normalizar a situação.
Uma preocupação por parte das prefeituras, diz respeito ao reordenamento de alunos. Em muitos municípios, séries que estavam a cargo do Estado, foram direcionadas aos Municípios. A Secretária explicou essa situação. “Estamos estudando a questão, a responsabilidade de alunos do 1º a 5º ano são dos Municípios, do 6° ao 9°em conjunto com o Estado e o Ensino Médio nossa responsabilidade. Entendemos a dificuldade dos Prefeitos, porém não temos condições de ficar com alunos até o 5º”, explicou.
O Presidente da FGM, ressaltou o trabalho da entidade frente a Seduce em relação a causa municipalista. “Estamos sempre em diálogo com o governo afim de atender as demandas dos Municípios. Destacamos que o governo do Estado está executando o compromisso da entrega dos ônibus. Estamos dispostos a trabalhar em parceria, frisou.
Contemplada com um veículo, a Prefeita de Baliza, Fernanda Nolasco, salientou a importância do transporte escolar para a cidade. “O ônibus gerará uma economia para o Município com os prestadores de serviço, e atenderá o assentamento Oziel, onde vivem 553 famílias que agora terão a oportunidade de se descolarem a escola com comodidade e segurança”.
Compartilhar
Relacionadas
2 out 2024
Dados preliminares do Censo Escolar 2024 podem ser retificados até 17 de outubro
2 out 2024
Novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público já está disponível
2 out 2024
Proec: prorrogado prazo para elaboração dos projetos de formação
2 out 2024