Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS



Outubro termina e queda no ICMS se confirma

Publicado em 30/out/2018


O último repasse do ICMS, neste mês de outubro, está sendo realizado nesta terça-feira (30). O valor divulgado pela Caixa, responsável pela distribuição aos municípios goianos, é de R$ 43.003.027,32, já com a dedução do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Este valor é 33,13% menor que o repassado no mesmo período do ano passado e acabou por confirmar a tendência de perda, de 9,54%, no mês. Os cálculos, feitos pela equipe da FGM, consideram a atualização dos valores de 2017 pelo IPCA.

O desempenho pífio do ICMS neste mês também puxou para baixo o acumulado anual, que embora ainda não apresente uma queda, está apenas 0,01% de ganho, isto considerando os valores nominais, sem reposição das perdas acumuladas pela inflação. Quando os valores do ano anterior são atualizados com base no IPCA se verifica uma perda de 3,53%.

Na análise gráfica dos valores repassados em 2018, comparados com os valores nominais de 2017, fica nítido o sofrível desempenho do ICMS, que terminou com perda em seis dos dez meses transcorridos até agora.

Restando apenas dois meses para o fim do atual exercício financeiro as projeções não são otimistas. Haroldo Naves, presidente da FGM, avalia que “em relação ao ICMS, se houver ganho, ele deverá muito insignificante. Os prefeitos e prefeitas precisam de cautela para o fechamento das contas”, orienta ele.

 

Veja aqui os valores do seu município


Compartilhar




 






















Parceiros




Filie-se


    Contatos


    E-MAIL: fgm@fgm-go.org.br
    TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
    Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

    Fale Conosco


    Copyright © 2017-2019 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios