Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS



PEC que simplifica prestação de contas para pequenos Municípios é aprovada no Senado

Publicado em 10/maio/2019


O Plenário do Senado Federal aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 57/2016, em primeiro turno, nesta terça-feira,7. A proposta é para simplificar prestação de contas em municípios de pequeno porte, e representa um importante avanço, pois auxilia na melhoria da gestão das pequenas localidades, e são totalmente convergentes com as pautas do movimento municipalista. Antes de ser votada em segundo turno pelos senadores, a PEC ainda será discutida em três sessões, e se aprovada na segunda votação, seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

 

Conforme previsto na Lei 101/2000 de Responsabilidade Fiscal (LRF), o conceito de “pequeno Município” cabe às localidades com até 50 mil habitantes, mas neste caso, tanto essa definição quanto a normativa simplificada para a prestação de contas deverão ser definidos por Projeto de Lei, inclusive as normas relativas a convênios de cooperação técnica e financeira com outros entre federativos, e a obrigatoriedade de especificação de tratamento diferenciado e simplificado também para as microempresas e empresas de pequeno porte. Em relação ao estado em que estiverem localizados os municípios de pequeno porte, uma Lei Complementar definirá as normas referentes à delegação de competência à cobrança e a fiscalização dos tributos municipais.

 

O presidente da Federação Goiana de Municípios, Haroldo Naves, lembra que atualmente a prestação de contas, feita pelo sistema “Analisador Web ”, ainda é muito burocrática, devido as frequentes atualizações no sistema, mas defende que “a aprovação da PEC representa uma grande conquista para o movimento municipalista nacional”, Afirma Naves.

 

 

 

Fonte: FGM com dados da CNM


Compartilhar




 






















Parceiros




Filie-se


    Contatos


    E-MAIL: fgm@fgm-go.org.br
    TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
    Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

    Fale Conosco


    Copyright © 2017-2019 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios