Prazo para verificar e alterar dados da matrícula inicial do Censo Escolar vai até amanhã, sexta (22)

  • por

A Federação Goina de Municipios (FGM) comunica que as redes de ensino têm até esta sexta-feira, 22 de outubro, para conferir, confirmar ou retificar os dados referentes à Matrícula Inicial, do Censo Escolar 2021. Os procedimentos devem ser feitos até as 23h59, por meio do Sistema Educacenso. Caso as escolas tenham dados que não foram informados durante a coleta, também poderão complementar essas informações, desde que tenham como base a data de referência da pesquisa (26 de maio).

Nesta etapa do Censo Escolar, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apura informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. Os resultados finais serão divulgados em janeiro de 2022. Já na segunda etapa, chamada Situação do Aluno, o Instituto levantará informações relativas ao “rendimento” dos estudantes — quantidade de aprovados ou reprovados — e ao “movimento” — quantos foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram —, ao término do ano letivo.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. O Censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

O Censo Escolar também subsidia a produção de um conjunto amplo de indicadores, que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Todos são calculados com base nos dados do Censo Escolar e parte deles serve de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

Acesse o Sistema Educacenso

Saiba mais sobre o Censo Escolar

FGM