Prefeitos da região Sul de Goiás se reúnem para discussão de pautas prioritárias

  • por

Na última segunda-feira (10/03) ocorreu a primeira reunião entre os prefeitos da região Sul do Estado de Goiás. O encontro serviu para discussão do pacto Federativo, Reforma Tributária e apresentação do modelo de escola de tempo integral e foi promovido pelo o Prefeito de Itumbiara, Dione da Famóveis.

Durante o evento, esteve presente o prefeito Zé Willian, de Panamá – GO, representando a Federação Goiana de Municípios e, ainda, o Deputado Federal Daniel Agrobom. Ao todo, 13 prefeitos participaram, dentre eles: Dione Araújo (Itumbiara), Zezinho Vieira (Goiatuba), Joaquim Guilherme (Morrinhos), Zé Willian (Panamá), Neilton “Branquinho” (Vicentinópolis), Claudiomar Portugal (Acreúna), Edjane Alves (Maurilândia), Rodrigo Rodrigues (Cachoeira Dourada), Cláudio Caixeta (Inaciolândia), André Chaves (Buriti Alegre), Siron Queiroz (Turvelândia), Adair Henriques (Bom Jesus), João Henrique (Porteirão).

Dentre os temas abordados, estavam o Pacto Federativo, na qual os prefeitos debateram a respeito da divisão e concentração de recursos na União. Além disso, discutiram sobre a Reforma Tributária e defenderam um diálogo mais amplo entre os entes para que sejam evitadas perdas para os municípios.

Foi debatido, ainda,  a duplicação da BR-452, com ênfase na importância da obra e a necessidade de fazer a duplicação do trecho de 200 quilômetros entre Itumbiara e Rio Verde. Reforçaram que se trata de uma importante rodovia de transporte da safra agrícola e produtos das regiões Sul e Sudoeste do Estado. 

O projeto Escola de Tempo Integral também foi apresentado durante a reunião. Trata-se do modelo de escola de tempo integral adotado em Itumbiara que, desde fevereiro, ampliou a oferta do ensino integral para 100% dos alunos da rede municipal até o quinto ano. Assim, foi apresentado relatório de investimentos para implantação do sistema, na ordem de quase R$ 50 milhões e gasto de R$ 4 milhões em alimentação somente no primeiro semestre. Nesse Âmbito, foi discutida a defasagem do valor pago pela alimentação escolar dos alunos, seja no turno parcial ou integral.

 A redução nos repasses do FPM, a prévia do Censo do IBGE que prejudicou os pequenos municípios, o pagamento de pisos de diversas categorias e a Nova Lei de Licitações também foram discutidos, além das demandas de obras de infraestrutura nas rodovias estaduais, Patrulhas Mecânicas Regionais e outros temas.

Acesse aqui as fotos do encontro

FGM e Prefeitura de Itumbiara