Presidente da FGM, Haroldo Naves, participa de audiência pública sobre Energia em Goiás

O presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves, esteve presente, na manhã desta terça-feira (13/10), na audiência publica da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) com representantes da Equatorial Energia, empresa fornecedora de energia elétrica para o Estado de Goiás. A reunião teve o objetivo de discutir as causas e possíveis soluções para as constantes quedas de energia reportadas pela população goiana.

O deputado e presidente da Comissão de Minas e Energia da Alego, Lineu Olímpio (MDB), deu abertura à audiência e enfatizou que a questão do fornecimento de energia elétrica não é um problema recente e não se limita apenas à atuação da Equatorial Energia, mas abrange todo o sistema de distribuição de energia em Goiás. O deputado destacou, ainda, a necessidade de transparência, acesso às informações por parte da empresa e prazos claros para resolução dos problemas, além de frisar a importância dos investimentos em manutenção das redes elétricas.

Já o presidente da FGM, Haroldo Naves, trouxe a tona as preocupações que tem assolado os municípios goianos, no que tange a manutenção e implementação de projetos de energia, especialmente em novos empreendimentos residenciais. Além disso, Naves ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos municípios na busca de soluções para problemas relacionados à infraestrutura de energia elétrica, especialmente no que tange a demora na aprovação e execução de obras elétricas, o que tem causado prejuízos financeiros às prefeituras.

O presidente ressaltou, ainda, a necessidade da agilidade e eficiência para as questões energéticas, uma vez que os municípios são os principais geradores de emprego e renda. “A energia é essencial para o crescimento econômico e o bem-estar dos cidadãos. Precisamos de soluções concretas e ágeis para garantir um fornecimento de energia eficiente e confiável em todos os municípios goianos”, argumentou.

Durante o evento foram ouvidos as falas dos deputados presentes, assim como questionamentos em relação às quedas de energia,  renovação de ativos e  infraestrutura elétrica. Durante o encontro, também foram solicitados relatórios sobre os investimentos realizados pela empresa, para que seja possível observar em quais áreas está havendo investimentos para resolução dos problemas apresentados. O presidente da Equatorial Goiás se comprometeu a analisar as demandas específicas apresentadas pelos deputados, em busca de resolver os desafios relacionados ao fornecimento de energia elétrica em Goiás.

O evento contou com a presença do deputado estadual Gugu Nader, além do deputado Amilton Filho (MDB), que também é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Qualidade de Energia em Goiás. Ainda, o presidente da Equatorial Energia, Lener Jayme, e os diretores de regulação e jurídico da empresa, Cristiano Logrado e José Silva Sobral Neto, estiveram presentes. Assim como parlamentares da Casa e diversas autoridades municipais.

 

COMUNICAÇÃO FGM