Previsão de março ao mês de maio aponta estagnação do FPM

A previsão da Secretaria do Tesouro Nacional – STN para o trimestre de março a maio, divulgada dia (11), indica estagnação do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, conforme análise feita pela área de finanças da Federação Goiana de Municípios – FGM. Pelo comunicado da STN, março terá um desempenho negativo, em relação a fevereiro, com queda de 44,5%. Ao todo, deverão ser repassados aos municípios goianos, neste mês, R$ 266.372.730,34. Nas tabelas 01 e 02, com cálculo da FGM, é demonstrado a previsão dos repasses para os dias 20 e 30 de março.


Ressaltamos que, confirmando a previsão da STN, este será o segundo mês em que haverá uma queda em relação ao ano de 2019. As previsões para abril e maio são positivas, em relação ao mês anterior e sinalizam para um ganho nominal, na comparação com o ano anterior, de 3,21% no acumulado.

Todavia, esta análise não considera as perdas inflacionarias, que se calculadas deixariam o FPM com um crescimento negativo e isto praticamente no meio do ano. Para o presidente da FGM, prefeito Haroldo Naves, “a situação é preocupante, porque é o final de uma gestão, os prefeitos e prefeitas têm de fechar as contas da sua administração e justo neste momento enfrentamos uma situação com baixo crescimento do FPM, que é a principal fonte de receita dos municípios”.
Veja aqui o valor do seu município para o 2º decêndio
Veja aqui o valor do seu município para o 3º decêndio
Fonte: FGM com dados da STN