Primeiro ICMS de setembro é repassado hoje

O primeiro repasse do ICMS, neste mês de setembro, é realizado hoje (04) aos municípios goianos. O montante divulgado pela Caixa Econômica Federal é 6,28% maior do que o valor distribuído na primeira semana de setembro de 2017, em termos nominais, que não considera a inflação no período.
Se considerarmos os valores deflacionados, atualizados pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), o ganho cai para 01,72%.
Ao todo serão distribuídos, no repasse de hoje, R$ 50.091.530,64, de acordo com o índice de participação de cada município e já deduzido o porcentual de 20% referente ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Para setembro estão programados quatro repasses, com a expectativa de que o total repassado em 2017, atualizado pelo IPCA, seja superado. Haroldo Naves, presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), alerta os gestores: “em setembro o total repassado deve ser menor que o de agosto, assim os prefeitos e prefeitas precisam continuar a tomar cuidado com as despesas municipais”.

Fonte: FGM com dados do Coindice.