Primeiro repasse do FPM de agosto é creditado hoje, 10

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulgou o valor nacional distribuído hoje (10/08) aos municípios brasileiros, a propósito do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Para Goiás o montante será de R$ 125.030.457,43 conforme calculo da Federação Goiana de Municípios (FGM) e já deduzido o porcentual de 20% referente ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).
O valor agradou aos gestores municipais, sendo este o terceiro melhor repasse, no primeiro decêndio, deste ano. O valor nacional foi de 3,4 bilhões. Comparado ao mesmo período de 2017 houve um ganho de 15,84%.

A previsão para este mês é de um ganho de 24% sobre julho. A STN deverá ajustar esse percentual até o final da próxima semana, mas está garantido que haverá algum ganho em relação ao mês passado. Apesar das oscilações nos repasses o comportamento do FPM tem sido favorável, com um ganho nominal, em relação ao ano passado, de 8,32%.

Na tabela abaixo e com cálculo da área de finanças da FGM se apresenta os valores distribuídos para os municípios de Goiás por fator de FPM e a comparação com os valores repassados no mesmo período de 2017, já atualizados pelo IPCA.

Veja aqui os valores de cada município