Programa do Governo Federal pretende levar internet em banda larga para todos os municípios
O “Internet para Todos” projeta levar internet em banda larga para todos os municípios brasileiros, com o intuito de promover mais conhecimento, compartilhamento de informações e diversão à população, bem como melhorar a comunicação e a atuação das gestões municipais. O principal objetivo do Programa é democratizar o acesso à internet buscando a inclusão social.
A banda larga do programa virá do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos do governo federal. Em órbita desde maio de 2017, o satélite possui uma banda Ka, que será usada para ampliar o acesso à internet por meio de convênios com as prefeituras e os ministérios da Saúde e da Educação.
Para o município aderir ao projeto basta enviar um ofício para o Departamento de Inclusão Digital do MCTIC, por e-mail ([email protected]) ou por Correios (Departamento de Inclusão Digital, Esplanada dos Ministérios, Bloco R Anexo, Sala 300 Leste, CEP 70.044-900, Brasília – DF).
O “Internet para Todos” não oferecerá conexão de internet gratuita para a população, mas a preços reduzidos. Hospitais, escolas e outros espaços públicos terão acesso gratuito, por meio de convênios estabelecidos.
O MCTIC produziu comunicado recente aos prefeitos(as) apresentando o Programa e convidando os gestores municipais para realizarem a adesão. Disponibilizaram inclusive um modelo de ofício a ser preenchido e enviado pelas prefeituras ao Ministério.
Fonte: MCTIC
Compartilhar
Relacionadas
9 jan 2023
Nota Pública: FGM e AGM em defesa da democracia
28 jan 2022
Nota de Esclarecimento e Orientações Técnicas sobre o Piso dos Professores
29 set 2021
FGM produz nota técnica sobre índices provisórios do ICMS para 2022
3 set 2021