Programas "Criança Feliz" e "Conta pra mim" firmam parceria em prol da Primeira Infância

A Federação Goiana de Municípios (FGM) comunica os gestores municipais que no dia 13 de janeiro, foi firmada parceria entre os programas Criança Feliz, do Ministério da Cidadania, e Conta pra Mim, do Ministério da Educação. Os dois projetos têm como foco o desenvolvimento de crianças na Primeira Infância, que abrange a faixa etária de zero a seis anos. A ideia é levar o conteúdo de literacia familiar do Conta pra Mim para as visitas domiciliares a famílias em vulnerabilidade do Criança Feliz. Visitadores receberão treinamento e kits com livros e materiais didáticos a serem entregues às crianças.
Ainda no primeiro trimestre de 2021, os visitadores do Criança Feliz receberão treinamento do Conta pra Mim e logo poderão aplicar novas dinâmicas com as famílias visitadas. As crianças também passarão a receber um kit com dois livros literários, materiais como giz de cera e bloco de desenho, um calendário para que as famílias façam o acompanhamento das leituras e uma cartilha de orientações para os pais incorporarem e aprenderem quais são as práticas de literacia familiar e implementarem com os filhos em casa.
A  expectativa da parceria é que o Criança Feliz saia fortalecido, dando mais ênfase aos aspectos de desenvolvimento cognitivo e linguístico das crianças, fazendo uma ponte entre a assistência social e a área de educação. Para os Ministérios a importância de parcerias está na união de esforços para o melhor desenvolvimento das crianças no Brasil. Podendo mobilizar os diferentes equipamentos do poder público para auxiliar as famílias, seja serviço de saúde, de educação, seja a área de assistência social.

Conheça os programas

O Criança feliz é um programa do Governo Federal que trabalha o desenvolvimento infantil, habilidades cognitivas e motores das crianças, além do fortalecimento da parentalidade (vínculo e papel dos cuidadores na vida da criança), tudo por meio de brincadeiras propostas pelos visitadores, a partir da visitação domiciliar às famílias. O Conta pra Mim é um programa de promoção da literacia familiar, que consiste em um conjunto de práticas para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita da criança, o estímulo à leitura e o reforço nos elos afetivos entre pais e filhos.
Fonte: FGM com dados da MC.