Projeto de Avaliação e Fortalecimento da Assistência Farmacêutica é lançado pelo Ministério da Saúde

  • por

O Ministério da Saúde lança amanhã, terça-feira (24), o Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica, por meio de webinar com transmissão ao vivo pelo site do DataSUS, às 19 horas.  O Programa visa o primeiro diagnóstico situacional da Assistência Farmacêutica nos aspectos de institucionalização, força de trabalho, estrutura física e capacidade de gestão dos municípios habilitados no (Qualifar-SUS).

O projeto, realizado em parceria com a Escola Nacional de Farmacêuticos (ENF), tem como objetivo elaborar um protocolo de indicadores, compilar os indicadores socioeconômicos, demográficos, de gestão e de resultados. Além disso, serão coletados dados primários sobre a organização institucional, força de trabalho, estrutura e serviços ofertados pela Assistência Farmacêutica nos municípios habilitados ao Eixo Estrutura do Qualifar-SUS.

Com as informações coletadas, poderão ser identificados fatores que constrangem ou facilitam o desenvolvimento da Assistência Farmacêutica, subsidiando a tomada de decisão pelos gestores públicos.O webinário terá como palestrantes a diretora substituta do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF/SCTIE/MS), Ediane Bastos, e a representante da Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENF), Silvana Lair Leite.

Como debatedores estarão presentes André Ulysses (Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS), Elton Chaves (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS) e Heber Bernarde (Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS). A moderadora do webinário será Letícia Ricardo, da Coordenação-Geral de Assistência Farmacêutica Básica (CGAFB/DAF/SCTIE/MS).

FGM e Ministério da Saúde