Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS



Projeto que facilita liberação de recursos para municípios é aprovado na Alego

Publicado em 22/jun/2017


A Assembleia Legislativa aprovou o projeto nº 238/2017, que dispensa a exigência de apresentação de certidões negativas de débitos, por parte de municípios em dificuldade financeira, para obtenção de recursos do Governo do Estado, por meio de convênio, com o Programa Goiás na Frente. A propositura é de autoria do deputado estadual Cláudio Meirelles (PR).

Em seu artigo 1º, o projeto aprovado pela Alego prevê que a execução orçamentária dos dois últimos quadrimestres do exercício de 2017, relativa às transferências voluntárias de recursos do Estado para municípios, a título de cooperação, auxílio e assistência financeira, poderá ser feita independente das exigências previstas na Lei nº 17.928, de 27 de dezembro de 2012, que estabelece condições para o repasse de recursos às prefeituras goianas.

Ao justificar a necessidade de flexibilização dessas condições, o deputado destaca que em função da crise econômica que atinge o Brasil muitos municípios não conseguiram se manter adimplentes com contas de água e energia, bem como enfrentam dificuldades em obter alguns documentos específicos, como certidões negativas, para a celebração de convênios com o Governo do Estado. “Esse quadro piora a situação dos municípios que já estão em dificuldades, pois quando mais necessitam de recursos, ficam sem recebê-los por falta de certidões”, destaca o parlamentar.

De acordo com o deputado autor da matéria, a maioria dos municípios goianos ainda não pode receber verbas do Goiás na Frente por estarem inadimplentes com órgãos públicos, como Saneago. “Vamos abrir mão dessas certidões. É importante informar que esse projeto não isenta dívidas. Então aqueles municípios que estão inadimplentes e que não dão conta de apresentar a certidão negativa, com esse projeto todos os municípios estarão aptos a receber o dinheiro do Estado, através desse programa, o Goiás na Frente”, destaca.

Cláudio Meirelles orienta os prefeitos a retomarem as negociações com o Governo do Estado para viabilizarem os repasses de recursos que são destinados a obras de infraestrutura nos 246 municípios goianos. O projeto aprovado por ampla maioria pela Assembleia Legislativa deve ser sancionado pelo governador Marconi Perillo (PSDB) na semana que vem.

Lembramos que o presidente Haroldo Naves, já havia destacado sobre o tema em matéria do jornal O Popular (Ed. 05/06). Onde relatou que a flexibilização das certidões é uma “sinalização do governo” feita a pedido dos prefeitos. “Trabalhamos junto à Secretaria de Governo e à Assembleia para facilitar isso”.


Compartilhar




 






















Parceiros




Filie-se


    Contatos


    E-MAIL: fgm@fgm-go.org.br
    TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
    Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

    Fale Conosco


    Copyright © 2017-2019 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios