Fogarel da Cidade de Goiás é realizado virtualmente e repercutido nas celebrações de tradições religiosas e culturais locais

fogareu 2017.jpg2 usarOs gestores municipais de cultura estão se mobilizando e atuando para diminuir o risco de transmissão do novo coronavírus e para minimizar os impactos negativos criados por essa nova conjuntura para a população e o setor cultural local. Durante a pandemia da Covid -19, a área técnica de Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM) está divulgando boas práticas de cidades que estão atuando para superar os desafios enfrentados pela gestão pública municipal de cultura. Nesta segunda-feira, 13 de abril, a entidade detalha as ações adotadas pelo Município de Goiás, que promoveu a Semana Santa Virtual e contribuiu para a manifestação de fé da população em tempo de isolamento social.
Devido à necessidade de evitar aglomerações de pessoas para reduzir o risco de proliferação da Covid-19, a prefeitura restringiu a circulação de pessoas no Município por meio do Decreto Municipal 23/2020, o que, consequentemente, acarretou no cancelamento das celebrações religiosas e culturais da Semana Santa deste ano.
A fim de manter a tradição viva de outra maneira, a partir de iniciativa idealizada pelo cineasta Pedro Augusto Diniz, a prefeitura, em parceria com a Diocese de Goiás, a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos e a Organização Vilaboense de Artes e Tradições, realizou o projeto Semana Santa Virtual.
Durante 28 de março a 12 de abril, foram publicados no canal do YouTube da prefeitura, vídeos do acervo do cineasta, que registram os festejos que ocorreram em anos anteriores. A partir de um calendário definido pela iniciativa, a população goiana acompanhou virtualmente as celebrações:
– 28/03 – Procissão do Depósito
– 29/03 – Missa no Santuário de Nossa Senhora do Rosário e Procissão do Encontro
– 30/03 – Procissão de Transladação
– 03/04 – Procissão de Nossa Senhora das Dores
– 05/04 – Procissão de Ramos
– 06/04 – Missa de Unção aos Enfermos  
– 07/04 – Encenação da Via Sacra
– 08/04 – Procissão do Fogaréu
– 09/04 – Missa do Lava-pés e da Santa Ceia do Senhor
– 10/04 – Via Sacra ao Morro do CruzeiroCanto do Perdão MasculinoCanto do Perdão FemininoDescendimento da Cruz e Procissão do Senhor Morto
– 11/04 – Jornada a Serra Dourada
– 12/04 – Procissão da Ressurreição
A respeito da iniciativa, a secretária municipal de Cultura, Flávia de Brito Rabelo, destaca sobre a participação on-line da população: “O projeto permitiu a emoção de reviver as tradições em um momento que impossibilitou a reunião das pessoas para celebrar a fé”.
O seu Município vem promovendo o acesso a conteúdos e atividades artístico-culturais pela internet? Compartilhe com a área técnica de Cultura da CNM as medidas que a gestão pública municipal de cultura está tomando para superar os atuais desafios enfrentados pelo setor cultural.