Repasse do Cofinanciamento Estadual fortalece assistência social em municípios goianos

Na última segunda-feira (26/02), o governo de Goiás anunciou, em evento no Palácio das Esmeraldas, o repasse de R$ 14,9 milhões do Cofinanciamento Estadual para 113 municípios do estado. Os recursos serão direcionados aos Fundos Municipais de Assistência Social, visando fortalecer as políticas sociais e promover o bem-estar das comunidades locais. Diversas autoridades estiveram presentes, assim como o presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves.

O Cofinanciamento Estadual da Assistência Social é calculado anualmente com base no número de famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal, bem como nos serviços e equipamentos disponibilizados por cada município. Esses recursos serão utilizados para custeio e investimentos diversos, incluindo a compra de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade, reforçando o compromisso do governo estadual com a assistência social e a promoção da dignidade humana.

Ao longo dos últimos anos, o Governo de Goiás tem investido significativamente no fortalecimento da assistência social em todos os municípios do estado. Desde 2019, foram destinados mais de R$ 48 milhões para esse fim, com o objetivo do desenvolvimento social e redução das desigualdades.

Em sua fala, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ressaltou a importância das políticas sociais que têm sido implementadas em Goiás, afirmando que elas têm humanizado e proporcionado dignidade às pessoas, especialmente as mais humildes. O governador destacou o papel crucial do Cofinanciamento Estadual na concretização dessas políticas, garantindo recursos essenciais para atender às necessidades das comunidades.

Já a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado destacou a parceria entre Estado e prefeituras para o desenvolvimento do bem estar social do Estado.“Esse recurso significa comida na mesa de quem mais precisa. É atendimento, dignidade e garantia de direitos. Fortalece o Sistema Único de Assistência Social (Suas)”, pontuou.

O presidente da FGM, Haroldo Naves, parabenizou o governo de Goiás pela iniciativa e destacou que aqueles que utilizaram o recurso de forma correta, atendendo as famílias mais pobres, foram habilitados e irão receber esse dinheiro, que contribui muito na assistência social. De acordo com ele, o Cofinanciamento  auxilia muito no fortalecimento e promoção de diversas medidas sociais, como o CRAS e o Serviço de Fortalecimento de Vínculo.

 

COMUNICAÇÃO FGM