Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS



Resíduos sólidos: o que as secretarias têm a ver com isso?

Publicado em 14/jun/2018


Quando falamos em Gestão de Resíduos Sólidos Municipais, as responsabilidades tendem a ser atribuídas somente à Secretaria Municipal do Meio Ambiente ou à Secretaria Municipal de Obras. No entanto, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta sobre a responsabilidade e as possibilidades de atuação de várias Secretarias do Município diante da gestão dos resíduos sólidos.

Para sanar todas as dúvidas, a CNM preparou uma sugestão de atuação das Secretarias Municipais diante do tema e das ações voltadas à gestão e ao gerenciamento dos resíduos sólidos. Confira as dicas por Secretaria:

Ação Social e Cidadania

Administração

 Assuntos Jurídicos, Procuradoria ou Órgão Competente

 Comunicação

Cultura e Turismo

Educação

Esportes

Fazenda

Obras e Infraestrutura

Planejamento

Saúde

Fiscalização

Essas são algumas ações que as Secretarias Municipais podem promover diante da gestão e do gerenciamento municipal de resíduos sólidos. A CNM reforça que é importante envolver todos na busca de melhores soluções para a correta destinação dos resíduos sólidos. Para tanto, é necessário juntar todas as Secretarias do Município e pensar conjuntamente nas melhores soluções para a destinação final adequada de resíduos sólidos e a disposição final adequada de rejeitos.

Por fim, para auxiliar os gestores, a CNM preparou o folder Consórcio Público de Resíduos Sólidos, que traz conceitos e orientações técnicas para Municípios constituírem consórcios de resíduos sólidos para compartilharem os custos de operacionalização de um aterro sanitário. As informações abordam desde as etapas iniciais, aspectos técnicos relacionados à gestão de resíduos sólidos, financiamento do consórcio, dentre outros assuntos.

 

 

Fonte: CNM


Compartilhar




 






















Parceiros




Filie-se


    Contatos


    E-MAIL: fgm@fgm-go.org.br
    TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
    Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

    Fale Conosco


    Copyright © 2017-2019 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios