Resultados preliminares do Saeb 2017 poderão ser acessados por diretores escolares em maio

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prepara-se para liberar os resultados preliminares do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 em maio. Nessa etapa da divulgação, todas as escolas que participaram da avaliação e que que cumprirem os critérios estabelecidos pela Portaria Inep nº 447, de 2017 terão a oportunidade de conferir os resultados e no caso de dúvidas ou desacordo poderão interpor recurso. Apenas os diretores escolares terão acesso ao sistema de resultados preliminares após realizarem cadastro no sistema.

Os resultados finais serão disponibilizados em agosto. Apenas as escolas e as redes de ensino que cumprirem os critérios estabelecidos pela Portaria Inep nº 447, de 2017, terão acesso aos seus resultados finais por meio do Boletim da Escolae do Painel Educacional, ambos disponíveis no Portal do Inep. Em dezembro, gestores educacionais e sociedade terão acesso ao relatório com dados dos resultados dos testes e questionários aplicados.

Em 2017, o Saeb avaliou estudantes de cerca de 73 mil escolas. A novidade da edição foi a participação, de modo censitário, dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas. As escolas privadas também tiveram a oportunidade de serem avaliadas, mediante adesão.

Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala. Seu principal objetivo é realizar um diagnóstico da educação básica brasileira, a partir da aplicação de testes cognitivos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática que possibilitam aferir a proficiência nessas áreas, bem como, a partir da aplicação de questionários para os estudantes, professores, diretores e escola.

Fonte: Inep