Retificação do Censo Escolar 2017 encerra amanhã, 11 de outubro

Encerra nesta quarta-feira, 11 de outubro, o período de retificação dos dados preliminares do Censo Escolar 2017. Fica o alerta da FGM para a última oportunidade de alterações no Sistema Educacenso pelas escolas que declararam dados incompletos ou que necessitam corrigir as informações.
O Censo escolar serve de base para o cálculo de distribuição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de programas federais, como o da Merenda e do Transporte.
A fim de alertar os gestores sobre os prazos, a FGM juntamente com a CNM esclarece a importância em confirmar os dados cuidadosamente, uma vez que o Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, sendo considerado o mais importante levantamento estatístico educacional.
Retificação dos dados informados
Após a publicação dos dados preliminares do Censo divulgado no Diário Oficial da União (DOU), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza um período de 30 dias para que as instituições de ensino realizem a conferência e retificação dos dados já informados.
Nesse período de retificação, é possível complementar informações que as escolas não tenham conseguido declarar no período de coleta, que aconteceu entre 31 de maio e 31 de julho.
Diante das orientações, ressaltamos a importância de os gestores estarem atentos ao término do prazo de retificação, que encerra no dia 11 de outubro. Expirado o prazo, não será possível alterar os dados declarados na matrícula inicial do Censo Escolar 2017.
Veja aqui cronograma divulgado no Portal do Inep
Acesse o Sistema Educacenso aqui
Fonte: FGM com dados da CNM