Saúde lança ferramenta com indicadores de Vigilância Sanitária

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) dá um importante passo para a definição de indicadores de Vigilância Sanitária em todos os municípios goianos, o lançamento pelo Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Neumann Arnz (Conecta SUS) de um painel de monitoramento do Sistema de Informação em Vigilância Sanitária (Sinavisa) com informações das unidades de saúde, empresas, estabelecimentos comerciais e demais órgãos regulados e sujeitos à fiscalização da Vigilância Sanitária. Este painel, inédito no País, reflete a pactuação das ações de Vigilância Sanitária entre a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Secretarias Municipais de Saúde e Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde de Goiás (Consems).
O módulo do Sinavisa foi desenvolvido pela equipe da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da SES-GO, com apoio técnico da Gerência de Tecnologia da Informação da SES. A superintendente Maria Cecília Martins Brito acentua que, por meio desta iniciativa, Goiás sai mais uma vez à frente de outros estados. Estruturado por técnicos da antiga Superintendência de Vigilância Sanitária em 2001, o Sinavisa foi precursor e escolhido como sistema de referência da área no País. Em função disso, foi disponibilizado e multiplicado em oficinas técnicas pela equipe goiana para todos os estados.
O painel de monitoramento
O novo painel do Sinavisa será apresentado pelo secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, nesta terça-feira, 28 de novembro, durante o “Seminário Avaliação da Vigilância Sanitária: o desafio de aprender e institucionalizar práticas”, promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, em Brasília (DF). Maria Cecília Martins Brito informa que, por meio desta ferramenta, gestores, profissionais de saúde e população em geral podem ter conhecimento, por exemplo, da quantidade de indústrias que existem em determinado município, quantas estão funcionando, quantas foram fiscalizadas e liberadas, as causas das autuações, etc.
“Pretendemos, por meio deste rol de informações, aprofundar os indicadores de saúde e os processos de trabalho a serem efetivados nos municípios”, acentua a superintendente. Este fato, conforme diz, é extremamente relevante porque indica e confere ao gestor municipal a ação que é de sua responsabilidade. A nova ferramenta também garante a transparência da realidade e das ações a serem desenvolvidas em nível municipal. Além disso, possibilita à SES-GO, por meio da Suvisa, a coordenação, controle e fiscalização dos processos de trabalho.
 
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde