Sead lança chamada pública para participação de agricultores familiares

Promover a participação dos empreendimentos da agricultura familiar em feiras livres tem sido uma das principais estratégias da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) para criar oportunidades de geração de renda e agregar valor à produção.
Com esse objetivo, a Sead lançou, na última quinta-feira (31), o edital simplificado de chamamento público para a seleção de empreendimentos da agricultura familiar ao recebimento da doação de kits-feira. A ideia é disponibilizar 3.200 kits que beneficiarão 320 organizações em todo o país. As inscrições seguem até o dia 29 de setembro. Confira aqui como participar da seleção.
Para concorrer, é necessário possuir a Declaração Jurídica de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP Jurídica). Os critérios de pontuação vão considerar a parceria formal do empreendimento com a administração municipal para a realização de feiras, o atendimento por serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), a posse do Selo de Identificação da Agricultura Familiar (Sipaf), bem como a realização de produção orgânica.
No Estado de Goiás serão selecionadas propostas das seguintes cidades: Barro Alto, Bela Vista, Campos Verdes,Crixás, Doverlândia, Firminópolis, Itapaci, Mambaí, Mineiros, Montividiu do Norte, Nova Iguaçu, Posse, Teresina de Goiás, Turvelândia e Uruaçu.
O secretário José Ricardo Roseno, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), reitera a importância deste edital para agricultura familiar brasileira. “A comercialização é prioridade na nossa pasta, inclusive é um dos 10 eixos que estão sendo trabalhados no Plano Safra 2017/2020. É uma conquista muito grande para o setor”, diz.
“Além de produzir com qualidade, o agricultor precisa comercializar os seus produtos, ter a sua margem de lucro para manter-se e continuar investindo em seu negócio. E a ideia dos kits-feira é exatamente essa: fomentar a comercialização direta deixando as feiras mais organizadas, bonitas e padronizadas”, explica Everton Ferreira, titular da Subsecretaria de Agricultura Familiar da Sead (SAF).
Os empreendimentos selecionados receberão no mínimo 10 kits contendo, cada um: uma barraca de feira desmontável medindo 2,00×1,00m; dois bonés; dois aventais; e quatro caixas plásticas. As entregas contarão com a parceria das Delegacias Federais do Desenvolvimento Agrário da Sead nas capitais, responsáveis pela coleta de assinatura dos acordos de cooperação com os contemplados com as doações. Já os custos de retirada dos kits serão de responsabilidade dos empreendimentos selecionados.
Para mais esclarecimentos ou informações, envie um e-mail para [email protected].
 
Fonte: MDA