Sebrae abre inscrições para o 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

  • por

O Sebrae em parceria com a Federação Goiana de Municípios (FGM), informa aos gestores municipais que está aberta as inscrições para o 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Com o objetivo de premiar boas práticas municipais, e estimular a inovação no Setor Público, contribuir para a ampliação das capacidades municipais, promover a aprendizagem e inspirar novos projetos e ideias, reforçando o papel do Sebrae de parceiro dos municípios.

Os municípios são os pilares fundamentais do desenvolvimento. É nas cidades que as pessoas moram, se divertem, trabalham, sonham e se conectam. Os governos municipais têm o privilégio de estarem mais próximos das comunidades e de conhecer profundamente as necessidades e aspirações da população. É, também, nos municípios – nos bairros, nas ruas, nas praças, nos parques, nas escolas e universidades, nos micro e pequenos negócios – que as prefeituras têm a capacidade de agir de forma ágil e direcionada, para atender demandas e resolver problemas.

Os prefeitos e as prefeitas das 5.570 cidades brasileiras têm, em suas mãos, o potencial de transformar desafios em oportunidades, por meio de ações coordenadas, da aprendizagem coletiva, do compartilhamento de experiências e do desenho de soluções e políticas públicas inovadoras. Por outro lado, o desenvolvimento territorial, a construção de um ambiente de negócios propício para o florescimento ou a consolidação dos negócios locais e a melhoria das condições de vida da população exigem abordagens integradas e multidimensionais, que considerem aspectos econômicos, sociais, ambientais, artístico-culturais e educacionais.

Ao desenvolverem soluções inovadoras, as prefeituras municipais podem se tornar referências inspiradoras para outros municípios e regiões. Ao promoverem a participação cidadã, prefeitas e prefeitos fortalecem a democracia e contribuem para a construção de uma governança inclusiva. Ao investirem em infraestrutura adequada e na ampliação das capacidades municipais, estão criando as bases para um desenvolvimento territorial sustentável. Ao promoverem a educação de qualidade e a cultura do empreendedorismo, estão investindo no futuro de seus municípios e do país, porque quando um município prospera, o país prospera.

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora busca identificar e valorizar essas conquistas locais das prefeituras de todo o Brasil, que contribuem para um cenário nacional mais próspero, inclusivo e resiliente. O Sebrae acredita que através do esforço individual e coletivo e da parceria com as lideranças dos governos municipais, pode-se alcançar transformações mais significativas e duradouras. Essa premiação, com seus mais de 20 anos de história, é um convite a todas as prefeitas e aos prefeitos do Brasil a atuarem além dos limites convencionais, a buscarem parcerias, a formarem redes, a ouvirem suas comunidades, a pensarem fora da caixa, a desenvolverem soluções inovadoras, a exercerem de forma responsável e criativa o poder que têm nas mãos.

O primeiro trimestre de 2023 registrou recorde: foram criadas 214.413 novas micro e pequenas empresas (MPE) em apenas três meses (um número 9,2% superior ao de 2022). Esse número é importante, sobretudo, porque as MPE continuam impulsionando a geração de empregos formais no Brasil. Em fevereiro de 2023, dos 241.785 novos postos de trabalho criados, 85,5% foram nas MPE, enquanto médias e grandes empresas apresentavam saldo negativo, com mais desligamentos do que admissões.

Para Décio Lima, presidente do Sebrae: “Os dados atestam a importância dos pequenos negócios para a economia nacional, gerando renda e contribuindo para assegurar a cidadania de milhares de pessoas e suas famílias. Falar de desenvolvimento econômico e social é falar da micro e pequena empresa”.

Nesse sentido, tudo o que fizermos em prol dos pequenos negócios e do desenvolvimento local têm o potencial de trazer benefícios para a sociedade como um todo. A inovação no Setor Público – com foco na simplificação, no relacionamento com pequenos negócios e microempreendedores, na qualidade das compras governamentais, na educação empreendedora, na inclusão produtiva, no turismo e na identidade territorial, no empreendedorismo rural, na sustentabilidade, no planejamento urbano e na governança – é uma forma pela qual as prefeituras podem contribuir com a melhoria do ambiente de negócios e para o desenvolvimento local.

O PSPE não é a linha de chegada, mas um ponto de partida para que, por meio de trocas de ideias e experiências, cada prefeitura encontre seu próprio caminho no desenvolvimento do empreendedorismo, levando em consideração sua história, sua cultura, seus laços comunitários e a realidade dos pequenos negócios e dos microempreendedores individuais locais. Vem com a gente!

Acesse aqui o site do Sebrae

FGM e Sebrae