PIB goiano que cresce 3,4%

A Federação Goiana de Municípios (FGM) comunica aos gestores municipais que Produto Interno Bruto goiano (PIB), tem estimativa de crescimento de 3,4% no primeiro trimestre do ano, em comparação ao mesmo período de 2019. O grande destaque se dá em relação ao setor da agropecuária, cuja estimativa aponta para crescimento de 18,0% no Estado no mesmo período, enquanto no País o setor teve crescimento de 1,9%. As informações são do Informe Técnico nº 06 do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).
O surpreendente desempenho do setor agropecuário está relacionado, ao ganho de produção e produtividade da soja que, embora tenha iniciado o plantio com atraso, decorrente da demora do início das chuvas no Estado, as condições climáticas posteriores e o uso de tecnologia cada vez mais robusta no campo resultaram em incrementos significativos. Pelo fato da soja ter sido um produto de peso no primeiro trimestre de 2020, refletiu nesse incremento do setor agropecuário. Outra importante produção agrícola para os goianos que puxa esse crescimento positivamente é a cana-de-açúcar, que também é uma cultura de grande peso na estrutura econômica do Estado e que tem apresentado ganhos de produção e produtividade.
O IMB ratificou o destaque do setor agropecuário goiano na formação do PIB e no cenário nacional. Diante disso foi possível mostra que os investimentos que vêm sendo direcionados pelo governador Ronaldo Caiado na área têm demostrado grandes resultados e confirmam a relevância do agro para o Estado e para o cenário nacional.
Fonte: FGM com dados SEAPA.