Secretário da Saúde se compromete a pagar repasses dos atrasos da Saúde aos Munícipios
Ao assumir a Secretária da Saúde na Ismael Alexandrino falou sobre a situação em relação ao déficit contraído pela pasta. Segundo dados levantados pela nova gestão a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) acumula um valor devido de R$ 720 milhões. A maior parte, de R$ 328 milhões, equivale somente ao que o Estado deve para as organizações sociais que administram os hospitais estaduais.Além disso os mais de 145 milhões de atrasos aos repasses frente aos Municípios Goianos.
Em entrevista a FGM, Ismael Alexandrino falou sobre a dívida do Estado com os Municípios: “Estamos tomando conhecimento da situação, a Secretaria possui um déficit de mais de meio bilhão de reais. Temos a consciência das 13 parcelas em atraso, 12 do ano de 2018 e 1 de 2017, de programas essenciais como o PSF Saúde da Família, Assistência Farmacêutica, entre outros”.
O Secretário falou sobre o como resolverá essa situação:“Vamos nos reunir com a Secretaria da Fazenda nos próximos dias e definir essa situação.Esse repasse precisa ser efetuado pois é um valor referentes a programas de atenção básica da Saúde”.
O titular ainda salientou sobre as parcerias da secretaria com os Municípios: ”Precisamos manter uma cooperação entre Estado e prefeitos, isso é uma das posições já definidas pelo governo, precisamos descentralizar o atendimento, desafogando a capital e melhorando a atendimento no interior”.
A FGM, através do Presidente Haroldo Naves, já solicitou junto ao secretário uma reunião para dar andamento na resolução do atraso dos repasses.
Compartilhar
Relacionadas
10 out 2024
FGM terá palestra no Encontro Anual de Gestores sobre como tornar a saúde mais eficaz e resolutiva nos municípios
9 out 2024
Seminário debaterá educação, governança de dados e IA
9 out 2024
ETI: 83 municípios de Goiás podem aderir ao programa até 31/10
9 out 2024