Secult Goiás e Conselho Estadual de Cultura realizam lives para orientar inscrições em editais da Lei Aldir Blanc

A Federação Goiana de Municípios (FGM) informa aos gestores municipais que o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás) e do Conselho Estadual de Cultura, realiza, na próxima sexta-feira (13/11), às 19h, a videoconferência “Orientações: Editais Aldir Blanc – Live 1”, pela plataforma Google Meets.
A reunião remota poderá ser acompanhada ao vivo pelo link meet.google.com/ykx-wsri-rvq  ou assistida posteriormente pelo canal da Secult Goiás no YouTube.
Participarão das lives os conselheiros de Cultura Wellington Dias, Mazé Alves, Solemar Oliveira e Aguinaldo Coelho. Neste primeiro encontro, serão abordados os temas “Documentação Obrigatória para os três editais” e “Conceitos específicos do edital ‘Concurso para Seleção de Ações Culturais e Artísticas’”. O grupo irá explicar sobre os critérios de avaliação; a forma como descrever as propostas; e o que deve ou não constar nos portfólios e/ou currículos.
Live 2
A segunda videoconferência será na sexta-feira (20/11), também às 19h. Será específica sobre os outros dois editais em andamento: “Edital de Concurso para Premiação de Produtos Culturais” e “Edital de Concurso para Seleção de Ações de Formação Cultural”. O link do Google Meets para acompanhar a sessão ao vivo será divulgado até quinta-feira (19/11) nas redes sociais da Secult Goiás.
Na ocasião, não será abordado novamente o tema “Documentação”, assunto da primeira live e que já estará disponível no YouTube para consultas posteriores.
Inscrições e prazo
As inscrições para os três editais de fomento à cultura via Lei Aldir Blanc (nº 14.017/2020) ficam abertas até as 23h59 do dia 7 de dezembro de 2020. Para se inscrever, é preciso acessar a Plataforma Mapa Goiano (mapagoiano.cultura.go.gov.br) e clicar na aba “Oportunidades”.
Editais Aldir Blanc
Edital de Concurso para Seleção de Ações Culturais e Artísticas: Contemplará 1.062 propostas de vídeos finalizados de pocket shows; apresentações artísticas, circenses e de dança; peças teatrais; videoclipes; contação de história; batalha de rimas; monólogos; festival de cinema; podcast e videocast; e jogos e aplicativos digitais.
Edital de Concurso para Premiação de Produtos Culturais: Disponibilizará 441 vagas para seleção de projetos artísticos distribuídos em diferentes linhas de ação e categorias, tais como artesanato Kalunga, artesanato geral, artesanato circuito das cavalhadas, artes visuais, grafite, obras literárias e audiovisual (séries, curtas e/ou longas-metragens).
Edital de Concurso para Seleção de Ações de Formação Cultural: Contemplará o total de 800 propostas que visem promover, on-line, oficinas de capacitação, formação e difusão da Cultura no Estado de Goiás nas diversas linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, cultura popular e patrimônio, dança, literatura, música, teatro, circo, moda, design, fotografia e gastronomia).
Fonte: FGM com dados Secult.