FGM em parceria com a Seduc inicia Ciclo de formações online para capacitação de professores dos municípios goianos

A Federação Goiana de Municípios, informa aos gestores que o Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor), da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc), iniciou nesta terça-feira (09/06), um Ciclo de Formações online direcionado aos professores da rede pública estadual. A FGM  pensando na educação das crianças que residem dentro dos municípios  solicitou parceria com a Seduc para disponibiliza o Ciclo de Formação para os educadores dos municípios goianos.
Esta capacitação, visa subsidiar o trabalho de mediação online com os alunos neste período de aulas não presenciais, inclui dicas importantes sobre a produção de materiais como videoaulas, textos, chamadas, interação e mediação.
O Ciclo de Formações inclui seis encontros virtuais durante o mês de junho. Os cursos serão ofertados por meio do aplicativo Zoom e cada um terá duração de 60 minutos. As lives serão realizadas nos períodos da manhã e tarde: às 10h30 e às 15 horas. Os conteúdos também serão disponibilizados pelas redes sociais da Seduc e do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação.
A primeira formação terá o inicio no dia 09 de junho, e com o tema Recursos de Criação para Videoaulas. No dia 10, quarta-feira, o assunto abordado será Criando Videoaulas com o PowerPoint. A capacitação online prossegue nos dias 17 (Criando Videoaulas com o Windows Movie Maker), 23 (Criando Videoaulas com o Active Presenter) e 24 (Produzindo Videoaulas com o OBS).
Durante os cursos, além de aprender a elaborar estratégias de uso pedagógico utilizando os recursos audiovisuais disponíveis de acordo com seus componentes curriculares, os professores também receberão orientações sobre como organizarem o trabalho docente no contexto das aulas não presenciais. Os conteúdos das videoaulas incluem o uso de diferentes programas de computador, como o PowerPoint, Movie Maker, Loom, ActivePresenter, OBS, entre outros.
A pedido da FGM, a Seduc disponibilizar o ciclo de capacitação aos professores de todos os municípios de Goiás, que precisão acompanhar o cronograma das aulas já disponível no link a baixo. O CEPFOR criou o Grupo de Apoio para todos que precisarem de esclarecimentos e auxílio na elaboração de material para trabalhar com aulas não presenciais. Os interessados devem baixar o aplicativo e acessar o link para participarem do grupo que conta com professores formadores para atendê-los.
Para participar, basta acessar o link  nos dias e horários das lives.
Cronograma
Confira o cronograma das Lives Formativas do mês de junho:
Dia 9/6 – Recursos de Criação para Videoaulas
Dia 10/6 – Criando Videoaulas com o PowerPoint
Dia 16/6 – Criando Videoaulas com o Windows Movie Maker
Dia 17/6 – Criando Videoaulas com o Aplicativo LOOM
Dia 23/6 – Criando Videoaulas com o ActivePresenter
Dia 24/6 – Produzindo Videoaulas com o OBS
Fonte: FGM com dados da Seduc.