Segunda etapa do Censo Escolar 2022 segue até 17 de março

A segunda etapa do Censo Escolar 2022 segue até o dia 17 de março. Nesta etapa da pesquisa estatística, o Intituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) coleta informações sobre a chamada Situação do Aluno, para verificar o movimento e o rendimento dos estudantes, ao término do ano escolar. As escolas de educação básica devem fazer a declaração, por meio dos formulários do Sistema Educacenso ou por migração de dados.

Os resultados da primeira etapa (Matrícula Inicial) foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto no dia 8 de fevereiro. Os dados apresentados trazem informações sobre escolas, turmas, gestores e profissionais em sala de aula, além das características do alunado.

Censo Escolar

A coleta do Censo Escolar é dividida em duas etapas. Na primeira, o Inep apura informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula.

Já na segunda, a Situação do Aluno, são levantadas informações relativas ao “rendimento” dos estudantes — quantidade de aprovados ou reprovados — e ao “movimento” — quantos foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram —, ao término do ano letivo. A coleta desta última começou em 1º de fevereiro de 2023.

Para ter acesso a mais orientações do Educacenso, clique aqui e para acessar ao sistema, clique aqui.

 

COMUNICAÇÃO FGM