Semad lança Monitor de Queimadas para prevenção de incêndios florestais

  • por

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) lançou o Monitor de Queimadas com precisão de satélites ambientais. Essa será uma importante ferramenta tecnológica na proteção dos recursos naturais com geotecnologia e detecta pequenos focos de incêndios de até três metros quadrados, permitindo assim a previsibilidade de utilização de mão de obra necessária ao combate.

Devido às condições climáticas e características do bioma Cerrado, os incêndios em Goiás são um problema recorrente no período de maio a outubro. Pensando nisso, a ferramenta inovadora falitará o combate a pequenos focos antes que atinjam grandes proporções..

Rede de proteção

O Monitor de Queimadas cria uma rede de proteção e disseminação de informações entre todos os órgãos parceiros, a exemplo da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), as defesas civis municipais, secretarias de Meio Ambiente dos municípios, coordenações de Unidades de Conservação e demais órgãos da Administração Pública.

Com o Monitor de Queimadas, quando um foco de incêndio é detectado em qualquer área dos 246 municípios goianos, os responsáveis recebem uma mensagem automática via aplicativo de troca de mensagens e também por e-mail. De uma forma simples e descomplicada, a ferramenta possui uma plataforma simples e eficaz, capaz de prevenir incêndios de grandes proporções todo o território goiano.

A sala Situação de Monitoramento de Riscos e Desastres Naturais, do Cimehgo, em Goiânia, contém um sistema sonoro para alertar sobre qualquer intercorrência e, assim, avaliar avanço ou regressão do incêndio no local. Ele assegura não só a preservação do bioma Cerrado, mas também que os produtores rurais não percam suas lavouras e maquinários, garante melhores condições de saúde à população que sofre com problemas respiratórios durante o período de seca, entre outros.