Seminário técnico sobre o futuro da logística reversa acontece na próxima semana

Servidores e gestores municipais já podem se inscrever na edição dos Seminários Técnicos da CNM, que acontece 8 de agosto e tem como tema O futuro da logística reversa: integração de atores e instrumentos. Totalmente on-line, a formação ocorrerá de 9h às 16h30. O objetivo do seminário é fornecer uma visão integrada, destacando novos normativos, o panorama e os casos de sucesso da logística reversa. O evento trará palestrantes dos setores públicos, privados e do terceiro setor que atuam diretamente com o tema.

Para isso, já na abertura do seminário, terá destaque a apresentação sobre Gestão de Resíduos no Japão, com informações sobre inovações e casos concretos que podem ser replicados no Brasil. A consultora de resíduos sólidos da CNM, Elisa Schoenell, ministrará a palestra. Ela representa o Brasil no país oriental em curso promovido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão.

Em seguida, promotores estaduais farão alertas e orientações sobre logística reversa, ressaltando o papel dos gestores municipais no tema e quais cuidados devem ser adotados para evitar responsabilização por improbidade administrativa. As orientações são de extrema importância, uma vez que, ao realizar a coleta de lâmpadas, pilhas, baterias, pneus, eletroeletrônicos, embalagens e outros produtos e resíduos, as gestões locais utilizam recursos públicos para cumprir com uma obrigação que é do setor privado, conforme consta no artigo 33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Após o intervalo, o seminário retoma às 14h com a participação de diversos atores para mostrar não apenas os desafios, mas que é possível realizar a logística reversa e a coleta seletiva cumprindo com as determinações legais. Representantes do terceiro setor, de consórcios, de Municípios e do Ministério do Meio Ambiente vão evidenciar diferentes perspectivas e apontar caminhos para que de fato a logística reserva possa ser efetivamente implementada em todo o Brasil.

Confira a programação completa e se inscreva no site dos Seminários Técnicos da CNM aqui. O evento é gratuito e exclusivo para Municípios contribuintes em dia com a entidade. Após inscrição, o interessado receberá e-mail de homologação com orientações para a participação. Para receber o certificado, é exigido o registro de presença mínima de 60% da carga horária total na plataforma virtual.

Para realizar sua inscrição, clique aqui.

 

COMUNICAÇÃO FGM (Fonte: CNM)