SES alerta que vistorias domiciliares contra dengue devem ser semanais

Em vista do aumento de casos de dengue, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), faz um alerta à população sobre a importância de realizar vistorias domiciliares a cada sete a dez dias, a fim de identificar e eliminar possíveis focos do Aedes aegypti. Em Goiás, no ano de 2024, houve um aumento de 10% nos casos de dengue em comparação ao ano anterior, totalizando 6.891 confirmações até o momento.

A destruição dos criadouros é a principal estratégia de controle da dengue e outras arboviroses, como zika e chikungunya. Por isso, é extremamente importante eliminar os ovos regularmente, sendo o período de sete a dez dias é crucial para interromper o ciclo de vida do mosquito.

O uso do fumacê, um inseticida borrifado no ar, tem eficácia limitada, pois só atinge o mosquito adulto e enfrenta desafios em ambientes com muros altos e muitas plantas. Em certas situações, recorre-se à estratégia de bomba costal, onde agentes aplicam inseticidas em áreas externas às residências.

Além do envolvimento da comunidade, o Governo de Goiás implementou a estratégia dos Gabinetes Contra a Dengue em todos os 246 municípios do estado. Essa abordagem utiliza análises de dados para determinar quais municípios receberão prioridade em apoio da SES, seja em vigilância, assistência ou controle do vetor.

 

COMUNICAÇÃO FGM