SES-GO lança mapa de recomendações para Prefeituras em relação à Covid-19

O Governo de Goiás, a partir da Secretária de Estado da Saúde de Goiás  (SES-GO) lançará um Mapa de Recomendações para as Prefeituras em relação as mudanças no índice de risco. Baseado no mapas de calor com os índices de risco de Covid-19 nas 18 regiões do Estado da semana atual com a anterior.

Como mostrado pela FGM, o mapa de calor é dividido em três níveis, aos quais são atribuídas situações: do amarelo ao vermelho, passando pelo laranja, conforme a análise de seis indicadores, sendo metade relacionada ao contágio pelo coronavírus e metade à sobrecarga no sistema de saúde público e privado.

A SES-GO aponta que houve um “clareamento” no mapa porque o Estado conseguiu ampliar o número de leitos em regiões mais graves, mas o avanço da epidemia, seja pela taxa de contágio ou pelo número de casos e mortes, continua se agravando.

A orientação da Secretaria Estadual de Saúde é de que as medidas adotadas pelas prefeituras que seguiram a nota técnica sejam mantidas por 14 dias a partir do momento que passaram a valer por decreto municipal. No novo mapa de calor sobre a epidemia de Covid-19, apenas duas regiões pioraram, a Nordeste I, onde fica Cavalcante, que passou do amarelo para vermelho, e a Sudoeste I, onde fica Rio Verde, que passou de amarelo para laranja. Outras oito regiões mantiveram os níveis em que estavam.

A Central, onde está Goiânia e mais 25 cidades, se manteve laranja, enquanto a Centro Sul, que abrange Aparecida de Goiânia e mais 24 municípios, foi de laranja a amarelo. A Pirineus, que envolve Anápolis e Pirenópolis, se manteve no amarelo.


Fonte: FGM e O popular